sábado, 8 de dezembro de 2012

3 Tá faltando mais participação feminina no rock de Camaçari


Amy Lee, Hayley Williams, Janis Joplin, Pitty e Joan Jett, todas estas artistas estão aí para mostrar que o rock sempre teve espaço para as mulheres, e elas sabem aproveitar esse espaço e colocar mais fervura onde já é quente, afinal o rock fica bem melhor com a presença feminina, seja no público ou nos palcos do rock por aí.


Em Camaçari a coisa não é bem assim, já faz alguns anos que a única banda de Rock com a presença feminina reina sozinha no circuito local, Leilane Reis carrega a responsabilidade de representar, e bem, as mulheres no rock camaçariense com a banda Pretexto.

Em se tratando de público a coisa anda um pouco melhor, se comparar com as festas de rock de outrora onde o público era completamente dominado por marmanjos, a presença feminina hoje é mais notória, mas mesmo assim, as garotas de Camaçari não se arriscam nos palcos. Será que mulheres da cidade não são rock in roll o suficiente?

Para a blogueira e estudante de jornalismo Emile Lira, que também frequenta ativamente o circuito rock in roll local, a maior dificuldade é encontrar pessoas para montar a banda, ela já tem um tempo tentando fazer seu projeto mas nunca conseguiu.

- A grande dificuldade são integrantes. É aquela questão do primeiro emprego, você não consegue por que não tem experiência, mas não pode ganhar experiência porque não tem oportunidade. O fato de começar a fazer alguma coisa é difícil, as novas bandas que surgem em geral são com pessoas que já tocaram em outras bandas. Ninguém leva fé quando vê que você nunca tocou, falei com praticamente todos os músicos da cena, já tentei, fiz varias formações, alguns participaram, mas acaba não dando certo porque sempre falta um baterista, ou um baixista.

Cartaz do Rock das Aranhas
Camaçari já sediou um festival voltado para o rock feminino com bandas que tinham mulheres nos vocais, foi uma tentativa de motivar a mulherada, que não tem aproveitado o espaço que é delas. O Rock das Aranhas contou com 5 bandas de rock formadas por mulheres (ou com vocal feminino), e apenas uma banda representou Camaçari, não mudou nada de 2007, ano em que o festival foi realizado, para os tempos atuais.

Fabiana Fernandes, jornalista e também frequentadora do rock local observa o cenário e acredita que pode ter vários motivos para as mulheres não investirem no rock local.

- Pode ser falta de motivação, de entusiasmo com a cena, preguiça de ficar dando murro na ponta das facas dos boçais-undergrounds-estúpidos que acham que são deuses do rock, mas só tocam pros amigos e pode ser tudo isso junto e muito mais. Sempre quis tocar bateria, teclado e guitarra, mas nunca tive tempo e a vida me levou pra caminhos diferentes. A cena precisa de meninas, não para tornar tudo mais sensível, bonitinho ou cor de rosa. A cena precisa de meninas pra colocar de uma vez por todas nas cabecinhas de alguns bagres que nós somos iguais em direitos e talentos e podemos fazer um som foda, com ou sem frescura e de qualidade.

O debate está lançado, e que surja pelo menos a inquietude de fazer algo sobre o assunto, ou será que infelizmente as garotas de Camaçari não são de atitude suficiente para fazer rock in roll? Esperamos que sim, e que em breve possamos apresentar, quem sabe, a primeira banda de rock feminino da cidade.
*  Redação Blog Camaçari Rock

3 comentários:

  1. Concordo em número,gênero e grau! Fico ouvindo bandas femininas "The Runnways, Kittie, Lacun Coil, The Donnas, Otep, The Bellrays dentre muitas outras" e fico boquiaerto com o potencial das mesmas. Sinto falta imensa da participação ativa de mais mulheres na cena rocker camaçariense,porém, não acho q elas devam fazer por motivo apenas libertário ou pra mostrar algo a alguém. Acredito q o rock bem feito só depende de de duas condições, independente de quaquer gênero:
    1-Gostar MESMO de rock
    2-Querer MESMO tocar/cantar rock.

    ResponderExcluir
  2. Tem a Jaque tambem, vocalista da The Clan que não foi citada!Penso assim que não é so garotas que falta nas bandas locais, mas sim uma galera nova com vontade de fazer um som, como Emile falou a maioria das bandas novas que surgem, são de pessoas que ja fizeram parte de outras bandas no passado.A Riverman e a Latryna mesmo bandas mais novas da city, estão cheio de caras conhecidas...

    ResponderExcluir
  3. Eu já pensei em montar um banda, sem essa pressão de ser a banda feminina ou pra mostrar algo para alguém, tenho a ideia do projeto e até o nome, o que realmente falta é o tempo e a formação, afinal de contas, ninguém ganha dinheiro com banda e temos que trabalhar para sobreviver... enfim, as ideias são sementes sempre, quem sabe um dia vocês verão a árvore? Bom post!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...
 

Camaçari Rock \o/ Copyright © 2011 - |- Template created by O Pregador - |- Powered by Blogger Templates